sábado, 8 de setembro de 2012

O EVANGELHO DE MARCOS - LIVRO DE COMUNIDADE

                                                                                            
               A Igreja no Brasil segue um caminho missionário de intensa profundidade quando destaca a BÍBLIA no mês de setembro. Para quem trabalha e cuida de comunidades é uma oportunidade impar para aproximar ou reaproximar nosso povo da Palavra.

Durante esse ano de 2012 estamos trabalhando o evangelho de Marcos. Sentimos uma paixão imensa por esse primeiro relato da vida de Jesus. Os traços históricos do homem Jesus são fortes e impressionantes. Sugerimos a leitura orante de todo o cap. 6. Rejeição, conflito, ousadia e missão marcam a perícope.

Também é necessário destacar que o evangelho foi escrito para e a partir de uma comunidade. Não existe evangelho ou boa notícia solto, inconcluso, etéreo, abstrato e sem conexão com a realidade. Tudo isso serve para fugirmos de duas tentações terríveis que invadem nossas comunidades: a primeira é “fazer do evangelho um livro de receitas ou soluções mágicas” (explicarei no próximo artigo) e, a segunda é o fundamentalismo. São perigos recorrentes que tornam os cristãos (as), ou pelo menos, alguns mal informados, discípulos da violência e da intolerância. Isso porque usam a bíblia/evangelho como se fosse uma espada esquecendo-se de seu traço libertador e amoroso.

O Pe. Bortolini assevera com propriedade: “Marcos foi o primeiro evangelho a aparecer por escrito, e seu autor pode ser considerado o criador de um gênero literário chamado evangelho. Essa palavra, que significa boa notícia, não se refere a um livro, mas sim a seu conteúdo. Os Evangelhos não surgiram para serem considerados biografia de Jesus, mas canais transmissores da boa notícia, que é o próprio Jesus, em suas palavras e atos. Suas palavras e atos visibilizam o Reino, o projeto do Pai”.

Então vamos a sua leitura e reflexão nas comunidades. Lembremo-nos de um recado contumaz de João Marcos – esse é o nome de que escreveu o evangelho (Atos 12,12) – que é Seguir a Jesus. Um traço indispensável para uma boa leitura. E recomendo a leitura de Mc 10, 46-52. E um material maravilhoso para se aprofundar mais pode ser encontrado pelo site: www.cebi.org.br .

 

 

José Soares de Jesus

Curso de Teologia

e Pós-Graduação em Mag. Ensino Superior

Pela UNIT –ARACAJU

MESTRE em Ciência da Religião

UNICAP - PE

 

 

Um comentário: