sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Outubro de "Fé"

Artigo: Outubro de “Fé”

Durante o mês de outubro fomos presenteados com a memória de mulheres e homens fantásticos.
Santa Terezinha, Tereza de Àvila, Francisco de Assis e Virgem Aparecida. Que tempo maravilhoso para poder reconhecer a grandeza desses predestinados (Rm 8,28-30) que souberam pelo batismo viver mergulhados no amor de Deus.
São nos momentos mais delicados da história da Igreja que o Espírito suscita essas pérolas para ajudar a Esposa de Cristo retomar o caminho da liberdade e do compromisso com os pobres e sofredores. Tereza de Ávila foi uma dessas que questionou, discutiu, rezou, interpelou e deu sua indispensável contribuição.

Já no dia 28 de outubro tivemmos Judas e Simão, o Zelote. Dois homens diferentes em tudo. O Zelote fazia parte de um grupo que lutava para libertar a Palestina do domínio Romano. Ave-Maria, Jesus tem cada escolha, pode se questionar o leitor! Mas é isso mesmo. Que bom. Jesus escolhe quem ele quer e mais, escolhe sem ligar para unanimidade (Mt 10,1ss).
Para aqueles (as) que gostam de "santos" sem se importar com as vicissitudes da vida, um aviso: você está fora da agenda/lista de Jesus. Ele não chama pelo critério da unanimidade. Nem os "melhores" e nem os mais "comportados". Ele não liga para clichês e rótulos. Para segui-lo basta amá-lo com inteireza. Senti-lo com o coração e deixar que o Espírito de Deus (Lc 4,16ss) assuma o leme. Que mês de fé. Experimente aproximar-se Dele e saiba que como a Simão, Judas, Hélder, Diva, Pedro, Dorothy (assassinada no Pará), Tereza, Dulce e tantos outros ele te chama e te capacita. Basta que aceite o diferente.

    José Soares de Jesus
    Paróquia Pio X
    Mestrando-aluno de Ciências da Religião
    UNICAP-PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário