sábado, 24 de março de 2012

CHICO BRASILEIRO

A riqueza do Brasil transcende nossas fronteiras e quando se trata de futebol, cultura e carnaval ai ninguém consegue prever a beleza do nosso povo.

Nesses últimos meses tem-se discutido com intensidade na imprensa e nas redes sociais as ingerências da FIFA no que tange a aprovação das leis da Copa do Mundo 2014. Para nós, parece absurdo uma instituição de credibilidade questionada impor condições a um país soberano. É um absurdo. Vergonhoso, indecente, desqualificada essa pretensão e a mordaça do governo também. Mas hoje nosso tema é indelével e não perderemos tempo com “detalhes”.

Queremos falar um pouco sobre “Chico Brasileiro”, Chico Sonhador, Chico de Paula e do Ceará, Chico da Alegria e do Humor o Chico Anísio, a nosso ver insubstituível.

Nossa geração que acompanhou desse “moleque” o Chico City não pode deixar de prestar homenagem a esse artista fantástico. As palavras não conseguem qualificar a magnitude desse brasileiro que criou mais de 200 personagens de humor. No mundo cheio de paradoxos, guerras, tragédias e grandes desafios, o Brasil de Chico é reverenciado e reconhecido pelo seu talento. Talento da alegria, talento de “Chico Brasileiro”.

No portal da Tv Cultura saiu uma homenagem ao grande Chico. Anos e anos de dedicação ao humor e uma profunda exaltação do nosso nordeste que, mesmo sofrido teve esse filho nobre.

Foram 65 anos atuando na arte de entreter, e mais de 200 personagens.Fernando Faro, apresentador do Ensaio, diz que ele pintou o Norte e Nordeste. “Ele eternizou essas figuras”. De Maranguape/CE para o mundo! Foi assim que aconteceu. Um artista que foi ator, escritor, dublador, compositor e pintor. Apresentou quadros na televisão que até hoje estão na memória dos brasileiros[1].

Chico Anysio extrapolou o Brasil. Sua “Escolinha” detonou índices de audiência dentro e fora do país. Nos últimos quarenta anos nada e ninguém relacionado ao humor superou a magnitude de Chico.

Em junho de 1993, Chico Anysio participou do Roda Viva. No programa ele explicou por que investiu na ‘Escolinha do Professor Raimundo’. “A Escolinha é o programa de humor de maior audiência no mundo ocidental! Não é? No mundo ocidental! Isso que a gente não inclui a China, porque tem muita gente, a Índia, não sei o quê e tal. Mas no mundo ocidental, a Escolinha tem uma média de quarenta pontos num universo de trinta milhões de televisores, que são doze milhões de televisores, mas com três pessoas por televisor, dá trinta e seis milhões de telespectadores. O segundo lugar é do Bill Cosby [comediante, ator e produtor de televisão norte-americano de muito sucesso[2].

Num país aonde a cultura do desmando e da corrupção se impôs desde seu descobrimento, Chico de Paula soube até na ditadura tripudiar e cutucar o General João B. Figueiredo mostrando-lhe a inconformidade do povo brasileiro com a mordaça imposta no Brasil. Caminhávamos para o fim da ditadura e pelo teatro, televisão e em outros palcos a sabedoria de Chico e de outros brasileiros (as) ajudou nossa gente a superar dor, tristeza, revolta e amargura. Quantos personagens inesquecíveis: Coalhada, Alberto Roberto, Nazareno, Jovem, Justo Veríssimo, Bozo,  todos eles recheados de irreverência e alegria.

Quando ainda hoje os quadros aparecem na TV sentimos a presença de Chico nos comunicando a si mesmo. Resta-nos recordar agora um texto do apóstolo Paulo, que como cristãos creio que cabe colocar na vida e no bem que Chico fez. “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos” (Fl 4,4)[3]. Descanse em paz Chico Anysio. Deus o acompanhe. Que nós brasileiros aprendamos dele a lição da alegria, da inteligência refinada e da crítica sutil.











Um comentário:

  1. Que bom que resolveram reprisar a "Escolhinha do professor Raimundo". As crianças e os jovens poderão assistir um programa de qualidade.
    Justo Veríssimo era muito ilário...nada de justo...

    ResponderExcluir